A ilusão sonora que deixa Dunkirk tão intenso

A música original para o filme Dunkirk - esse ano, indicado a 8 Oscars, incluindo Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som -, feita por Hans Zimmer, começa com um tique-taque. Essa é uma ferramenta comum no trabalho do compositor: ouvimos o mesmo em Interestelar e em Sherlock Holmes.


Mas em Dunkirk, o tique-taque abre caminho para uma forte orquestra, que aparenta ficar cada vez mais alta - o que não acontece, na realidade. A sensação que dá a nós, espectadores, é de muita tensão. Isso ocorre porque Zimmer se utiliza de uma ilusão sonora, chamada de Tom de Shepard, ou Shepard Tone.


A ilusão consiste em colocar diferentes tons, separados por uma oitava, em camadas. Conforme os tons vão subindo na escala, os mais agudos vão ficando mais baixos, os médios ficam mais altos e os graves começam a ficar perceptíveis. Como você consegue ouvir pelo menos dois tons ficando mais altos ao mesmo tempo, seu cérebro cria uma ilusão de que o som está ficando cada vez mais alto. Com os três níveis tocados ao mesmo tempo, tem-se a sensação que o som vai ficando cada vez mais alto. Quando isso é feito continuamente, o resultado fica bem assustador.


E isso pode acontecer no sentido oposto, também. Como exemplos, temos na parte das intermináveis escadas do jogo Super Mario 64 e em "Echoes", do Pink Floyd.


Uma boa analogia que podemos fazer para demonstrar como funcionaria visualmente é com aqueles postes de barbeiro tradicionais giratórios. As linhas parecem sempre subir ou descer, mas na verdade elas estão no mesmo lugar.

Poste de barbeiro

Coloque isso em uma trilha sonora e temos então a sensação de uma crescente tensão à medida que o filme vai passando. Christopher Nolan ama utilizar essa ilusão. Seus filmes são, geralmente, sobre o tempo e como ele funciona no espaço, em sonhos, em memórias. O Tom de Shepard deixa essa tensão palpável - só precisa-se valer de uma sonoplastia inteligente.


Sugerimos assistir o filme em seu sistema de home theater para atestar os efeitos da ilusão sonora. Ainda não tem um ou quer fazer um upgrade do seu? Entre em contato através do (85) 98761-4427 e peça um orçamento.

#Dunkirk #ChristopherNolan #HansZimmer #trilhasonora #filmes #hometheater #homecinema #ShepardTone #TomdeShepard #sonoplastia

Posts Em Destaque
Posts Recentes