10 maneiras baratas de aprimorar seu home theater

Você não precisa gastar todo o seu pé-de-meia para fazer algumas melhorias importantes.


Existem algumas maneiras de dar um upgrade na performance de seu sistema de som gastando pouco. E o melhor, algumas são de graça. Se você ainda está longe de conseguir comprar aquele par de caixas novo, teste algumas dessas sugestões e pode se surpreender com o que já tem.


1. Ajustar o posicionamento

Posicionar as caixas próximas a qualquer parede irá reforçar a reprodução dos graves. É tentador fazer isso, mas, na maioria dos modelos, esse método também prejudica a agilidade e precisão do grave. A maioria das caixas foi desenvolvida para ficar com pelo menos 30 cm de espaço de uma parede traseira e o mínimo de mais ou menos 1 metro de paredes laterais. Apontar as caixas para dentro no sentido da posição de quem vai escutar vai ajudar na definição do áudio estéreo.

Não são somente as caixas que se beneficiam de um posicionamento cuidadoso. Todo o sistema deve ser colocado relativamente longe das caixas (o quanto o ambiente permitir) para restringir quaisquer vibrações que possam interferir no som.


2. Otimize a fonte de energia

A forma mais simples é apenas garantir que as tomadas principais que você está usando estejam limpas (passando uma solução de limpeza nos pinos - e garantindo que estejam secos) e que todos os componentes estejam conectados o mais próximo possível, o que significa, por exemplo, não plugar o pré-amplificador em um lado do ambiente e o amplificador de potência no outro. Isso melhora o aterramento do sistema e também ajuda na qualidade do som.

Você pode ir além e deixar uma alimentação dedicada de um disjuntor. Isso irá sobrepor quaisquer outros equipamentos que estiverem conectados que provocam ruídos no sinal - desde sua TV à geladeira. Essa medida não vale a pena para home theaters mais simples, como LGs e Samsungs, mas à medida que vai melhorando a qualidade do sistema de som, mais vale a pena o esforço.


3. Remova as telas

Remover as telas das caixas ajuda a melhorar a qualidade do som - Caixas Monitor Audio

As telas das caixas são ótimas para deixar poeira e animais longe dos alto-falantes, mas elas atrapalham um pouco. Na maior parte do tempo, os engenheiros ajustam as caixas sem as telas, portanto usá-las coloca uma barreira entre você e o som que está sendo emitido. Por conta disso, essas telas são feitas para serem o mais finas e discretas possível, mas se você retirá-las cada vez que for usar as caixas, não precisa abrir mão da proteção nem do desempenho.


4. Deixe as caixas apoiadas...

Para quem tem caixas bookshelf, é bom investir em bons suportes para elas. O ideal é que as caixas fiquem o mais firmes possível. Para as caixas torre, certifique-se que os pregos estão bem parafusados em sua base.

Estabilidade não tem a ver somente com o apoio, porém verifique ocasionalmente se as fixações estão bem apertadas - sem exageros, claro.


5. ...assim como o resto dos equipamentos

A forma mais simples é investir em um rack apropriado, podendo comprar modelos prontos ou fazer com um marceneiro. O rack ideal deve ser perfeitamente nivelado e posicionado o mais distante possível de fontes de vibração.


6. Adicione um DAC

DAC Cambridge Audio DACMagic Plus

Caso ainda não tenha, sugerimos comprar um Conversor Digital-Analógico (DAC). A tarefa de converter o sinal digital em analógico será retirada do resto do sistema e feita somente por esse componente, que foi desenvolvido especialmente para isso. Um DAC não melhorará a qualidade de um áudio ruim, mas o desempenho de todo o home theater será beneficiado.


7. Adicione um pré-amplificador de phono

Essa dica é somente para quem tem um toca-discos em seu sistema. Da mesma forma que acontece com um DAC, mesmo que seu aparelho ou amplificador já tenham um pré-amplificador de phono, você pode melhorar o desempenho ao adicionar um dedicado. Esse equipamento proporciona amplificação adicional e harmoniza o som, que, por conta das limitações físicas de um vinil, é altamente distorcido para frequências mais altas. Esse é um processo complexo, portanto ter um componente separado dedicado a essa tarefa faz todo o sentido.


8. Adicione um receiver Bluetooth

Receiver Yamaha RX-A870

Agregar a conectividade Bluetooth ao seu sistema de som abre um mundo de possibilidades. Por mais que a tecnologia tenha suas limitações, sua conveniência é indiscutível. Também existem vários modelos de DACs que incorporam conectividade wireless ao home theater.


9. Aprimore o cabeamento

Cabos Kimber Kable

A diferença de desempenho entre certos cabos é bem clara. Isso não quer dizer, necessariamente, que você precisa gastar mais com eles - há opções acessíveis e de boa qualidade. A melhora, claro, vai depender da capacidade do resto do seu sistema de som, como bem demonstrado por Alex Rosner:


10. Leve o seu sistema para uma revisão

Há várias formas que um revendedor pode ajudar a aprimorar seu home theater, desde uma inspeção rápida para garantir que está tudo funcionando como deveria, a trocar de peças de reposição e a sugerir upgrades específicos para o seu sistema de som.

O produto que funciona bem para uma pessoa pode não ser a melhor opção para outra, e como os revendedores têm conhecimento dos produtos que vendem melhor do que qualquer um, você pode ser direcionado para algo que atenda seus requisitos sem ter que perder tempo lendo dezenas de resenhas e testando cada produto você mesmo.

#hometheateremfortaleza #homecinema #hometheater #home360 #caboshometheater #caixasdesom #DAC #receiverbluetooth

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.