top of page

10 filmes para mostrar a qualidade do seu home theater

Precisa de um filme com uma trilha sonora que seja garantia de impressionar as visitas? A Cambridge Audio elencou 10 filmes para ajudar na sua escolha (traduzimos e adaptamos). Antes de começar, vale ressaltar que a lista tenta achar ótimas trilhas sonoras em filmes que sejam ao menos bem assistíveis. Só porque o som é alto e bem projetado não significa que o filme é bom, portanto algumas trilhas boas tecnicamente ficaram de fora da lista.

1. Círculo de Fogo (Pacific Rim) - 2013

O filme: não tem o melhor roteiro ou personagens, mas Círculo de Fogo é deslumbrante de assistir. A cabine do Jager (robô grande), por exemplo, é um set totalmente físico, sem uso de efeitos especiais computadorizados. Cada monstro Kaiju também contém dezenas de homenagens a feras hollywoodianas famosas, ótimas referências para cinéfilos.

A trilha: além da parte visual, muito trabalho foi realizado nos efeitos sonoros. A disposição em camadas de diferentes sons, com uma colocação dinâmica, é um ótimo desafio a qualquer sistema de som residencial.

2. Tron: o Legado (Tron: Legacy) - 2012

O filme: apesar de Jeff Bridges aparecer como um dos personagens computadorizados mais assustadores que já vimos, Tron é sem dúvidas um filme bonito. Chega ao mesmo nível do original, com a sensação de ser o mesmo mundo e conceito.


A trilha: Daft Punk compôs uma das melhores trilhas sonoras até hoje. A combinação de áudio e vídeo em Tron é praticamente perfeita ao longo de todo o filme.

3. Gravidade (Gravity) - 2013

O filme: toma algumas liberdades artísticas com física mais do que aparenta, mas não há dúvidas que Gravidade é um filme emocionante e cativante, com bastante drama visual que o coloca entre os filmes mais memoráveis dos últimos anos. O elenco pequeno dá certa intimidade, que contrasta bem com a vastidão do espaço. O filme é visualmente deslumbrante.


A trilha: Gravidade não ganhou 3 Oscars em categorias relacionadas a som por acidente. O uso de efeitos e colocação é minucioso e a forma que são tratados os momentos que o som deve ou não estar presente (já que no espaço é vácuo) é impressionante.

4. Super 8 - 2011

O filme: há meio que uma oportunidade perdida, já que o roteiro não desenrola bem após a primeira hora de filme. De qualquer maneira, Super 8 é um ótimo longa, cheio de referências a bons filmes dos anos 70 e 80. Nostalgia pura.


A trilha: se o roteiro tem falhas, seu triunfo é o som. Uma verdadeira aula de mixagem, sem medo de não usar som quando preciso. A batida de trem chama atenção, mas a cena com o delegado no posto de gasolina é um exemplo de masterização excepcional.


5. Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (Master and Commander: The Far Side of the World) - 2003

O filme: retrata bem a era Napoleônica, combinando ótimos cenários e cenas tensas a excelentes efeitos visuais. Um pouco longo, mas vale a pena.


A trilha: o uso de efeitos sonoros é brilhante. Tiros de canhão nunca soaram tão bem.

6. Oblivion - 2013

O filme: embora não seja tão inteligente quanto almeja, Oblivion entretém e é cheio de imagens e design estonteantes. A atuação de Tom Cruise também agrada. A trilha: Oblivion é mais um filme que é bastante favorecido pela trilha, que é dos franceses da M83. Junte isso a excelentes efeitos sonoros, em especial dos drones. 7. O Barco: Inferno no Mar (Das Boot) - 1981

O filme: conseguindo balancear uma forte mensagem anti-guerra com um emocionante enredo, sustentado por atuações brilhantes, O Barco ainda é o melhor filme já feito sobre submarinos (não que haja muita concorrência). A trilha: apesar de já ser relativamente antigo e graças à natureza dos sons em um submarino, esse filme ainda tem uma das trilhas mais imersivas, o que agrega muito à sensação de confinamento no filme. 8. Clube da Luta (Fight Club) - 1999

O filme: você pode argumentar que uma vez que você tenha visto a reviravolta (esperamos não ter arruinado o filme pra você!), você não precisaria assisti-lo novamente, mas a atuação dos três atores principais tornam o Clube da Luta um filme que merece ser visto e revisto. A trilha: uma combinação de momentos de música eletrônica, com outros de impacto e alguns de silêncio total fazem desse filme uma experiência bem intensa. 9. Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (Jurassic Park) - 1993

O filme: o que podemos falar de Jurassic Park? Spielberg estava no auge de sua carreira, efeitos especiais computadorizados utilizados de maneira cuidadosa que ainda hoje são considerados bem feitos, a maestria de John Williams... Tudo isso em um filme que foi um marco do cinema. A trilha: a música, junto com os icônicos efeitos sonoros, dão intensidade e entusiasmo que poucos filmes hoje em dia chegam perto. 10. Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road) - 2015

O filme: valeu a espera! O enredo mostra o que é ser humano quando a humanidade fracassa, com lindas imagens. A trilha: uma das melhores da última década, perfeita para multicanais. Tem algum filme que você indica para testar suas caixas de som? Compartilhe nos comentários!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page