top of page

Mitos sobre os cabos HDMI

Algum vendedor de loja especializada em home theater já tentou lhe oferecer um cabo HDMI por uma fortuna? Será que há diferença entre um cabo de 3 metros de R$ 50 e um de R$ 500?


Os cabos HDMI são de sinal digital, ou seja, eles tratam a informação como uma sequência de ‘0’ ou ‘1’. Para facilitar o entendimento, podemos afirmar que a informação i. é transmitida corretamente ou ii. não é transmitida corretamente. Caso a informação seja transmitida corretamente, o cabo vai funcionar e a imagem vai ser reproduzida com perfeição.



Terei uma imagem melhor investindo 10 vezes mais em um cabo HDMI?

A resposta é não. Você não terá imagens mais nítidas e áudio mais fiel com esse investimento. Você estará pagando mais por causa da marca ou um plug mais bonito.

E quando um cabo HDMI não está transmitindo a imagem corretamente? Pode ocorrer uma dessas duas falhas:

  1. A televisão irá mostrar um sinal de erro como “Verifique se o cabo HDMI está conectado” ou “O sinal transmitido não é compatível com a sua televisão”; ou

  2. A imagem apresentará falhas como nas imagens abaixo.

Nessas imagens, as falhas são perceptíveis. Onde há pontos brancos, significa que a informação não foi transmitida corretamente.

Em que situações devo investir mais em um cabo HDMI?

  • Longas distâncias: cabos acima de 12 metros podem apresentar falhas na transmissão. Nessa situação, é importante a compra de um cabo de melhor qualidade ou a utilização de um extensor HDMI.

  • Se você estiver buscando durabilidade: cabos de melhor qualidade têm um material superior e melhor acabamento. Isso pode ajudar o seu sistema a ser mais robusto e durar mais tempo contra a oxidação. Mas isso não significa gastar muito dinheiro.

Os cabos HDMI da marca Diamond têm um excelente custo/benefício. Eles são robustos, possuem um ótimo acabamento e não é necessário um alto investimento.

Conclusão

Há diferença de qualidade entre cabos HDMI, mas se um cabo aparenta estar funcionando normalmente (ex. sem defeitos visíveis), gastar mais em um cabo caro não trará som ou imagem melhor.

A política da Home 360 é de não vender produtos “placebo”, onde você sentirá que está comprando algo melhor apenas por ser mais caro.


Em breve faremos um artigo explicando por que investir mais em cabos analógicos que, por outro lado, fazem toda a diferença na reprodução do áudio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page