top of page

Como tirar o máximo proveito de seu sistema de som

Quer mais vivacidade nos seus filmes? Seguem algumas dicas de como aproveitar mais o som do seu home theater.


Use a simetria

Quando você vai ao cinema, geralmente tenta sentar centralizado à tela, com as caixas iguais em cada lado. Muitos frequentadores de cinema fazem isso para ter uma melhor experiência de som e imagem. O mesmo vale para ver filmes em casa. Evite colocar a tela em um canto, se possível, pois isso afeta o posicionamento das caixas.


Tente usar as mesmas marcas

Seguindo na ideia da simetria, os melhores resultados em um home theater serão obtidos se forem usadas as mesmas marcas, especialmente nas três caixas da frente. Isso permite que os efeitos se movam de caixa a caixa de maneira mais convincente. Não importa tanto se o tamanho das caixas são diferentes se os materiais e design básico são os mesmos. Sugerimos as marcas Monitor Audio, JBL e Klipsch.


Mantenha as caixas em uma altura similar

Da mesma forma que um par de caixas estéreo soa melhor se elas ficarem na mesma altura, isso também vale para a configuração do home theater. Não é fácil manter todas exatamente iguais, especialmente a caixa central, mas o ideal é que estejam em alturas aproximadas.

A localização das caixas importa

Se suas caixas têm a saída de grave na parte traseira, deve haver um pouco de espaço entre elas e a parede. Evite deixá-las muito próximas às paredes laterais; se tiver que escolher entre deixá-las apertadas num cantinho ou montá-las na parede, vá pela segunda opção!


Teste diferentes locais para seu subwoofer

Se você dispor de somente um canto para seu subwoofer, ok, mas se houver um pouco de flexibilidade, vale a pena testar. Até cômodos menores podem dar resultados muito diferentes com o mesmo subwoofer colocado em diferentes locais. Um dos mais efetivos, consistentemente, é na frente, entre a caixa direita ou esquerda e o centro.


Escolha as caixas adequadas para o cômodo

Nós amamos nossas caixinhas portáteis como a Charge 2+ da JBL, mas usá-las em substituição a um home theater em um ambiente que caberia um ônibus (rs) simplesmente não vai ficar bom. O mesmo vale para caixas grandes em cômodos pequenos, pois o som ficará "inchado" e lento, não atingindo o que elas são capazes de fazer.


O comportamento de cada sistema de home theater vai variar dependendo do cômodo, dos equipamentos e das suas preferências, mas seguindo as premissas básicas acima, aumentarão suas chances de ter uma qualidade de cinema em casa.


Traduzido e adaptado do blog da Cambridge Audio.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page