top of page

Cabos de áudio e vídeo analógicos: vale a pena gastar mais?

Dando continuidade ao post sobre cabos HDMI, vamos tratar agora sobre os cabos analógicos.


A indústria do áudio e vídeo hi-end busca a reprodução de áudio com a maior perfeição possível. Por isso, produtos da mais alta qualidade são desenvolvidos. Como bem ressaltado por Alex Rosner (vídeo aqui), todos os componentes de um sistema são importantes, inclusive os cabos.


Como falado no artigo anterior, alguns cabos de áudio e vídeo digitais são vendidos por preços exorbitantes, vendendo a falsa ilusão de mais qualidade. Porém, diferente dos cabos digitais, os analógicos fazem uma grande diferença na reprodução de som e imagem. Nesse artigo, iremos ignorar os cabos de vídeo, pois hoje as imagens analógicas para home theater se tornaram obsoletas.


Cabos analógicos de áudio possuem um fator que é o mais importante para a boa reprodução do som: a resistência. Um cabo de áudio deve possuir baixa resistência para ser considerado um bom cabo. Existem duas formas de diminuir essa resistência:

  1. materiais de baixa resistência (que são materiais mais caros);

  2. aumentando o diâmetro do cabo (aumenta a quantidade do material utilizado, assim como o preço).

Estudos feitos com osciloscópio, mostram o efeito de um cabo de baixa qualidade para um de boa qualidade da Kimber Kable. Você consegue distinguir no gráfico abaixo qual o cabo de baixa qualidade?

Claramente o cabo do gráfico inferior tem qualidade pior. Você não precisa ser especialista para perceber que o cabo apresenta distorção no sinal.


Agora a pergunta que se faz: isso é perceptível aos ouvidos? Depende de dois fatores:

  • o ouvido da pessoa que está escutando; e

  • a qualidade do restante do sistema.

Se você possui caixas de nível intermediário, é necessário um cabo de qualidade intermediária. Já se você possui caixas de som hi-end, cabos de qualidade mediana farão diferença na reprodução. Será perceptível a diferença no som quando se utiliza cabos de boa qualidade. Importante ressaltar: nunca adquira cabos de baixa qualidade ou não apropriados para áudio.


Para facilitar, abaixo segue minha sugestão (opinião pessoal) sobre quais cabos devem ser utilizados com linhas de caixa de som da Monitor Audio e JBL.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page